Segunda edição do ciclo de cinema “Subterrâneo Brasil”
Segunda edição do ciclo de cinema “Subterrâneo Brasil”
No dia 22 de maio aconteceu a segunda edição do “Subterrâneo Brasil”, que exibiu o filme “Fome” (2015), do diretor Cristiano Burlan, precedido de uma introdução oferecida por Fabiana Kuriki (Co-Diretora do Programa África/América Latina do terre des hommes schweiz). O ciclo de cinema brasileiro é organizado pelo Dr. André Masseno (UZH) e contou com o apoio do Centro Latino-americano da Universidade de Zurique, da Cátedra de Estudos Literários e Culturais Latino-americanos e do UZH Alumni.
Mais informações sobre o projeto:
“Subterrâneo Brasil” é um ciclo de cinema brasileiro que exibe uma obra a cada semestre. O objetivo principal do evento é fomentar uma discussão sobre o contexto cultural brasileiro, a partir de expressões estéticas cinematográficas, seja no campo da ficção ou do documentário, e que tratem de questões sociais, políticas e/ou ambientais da região. Esse aspecto é evidente no próprio título da atividade, que advém da urgência de revisar e visibilizar as tensões do Brasil contemporâneo em seus mais distintos espectros e que se encontram soterradas seja pelos discursos oficiais, seja pela naturalização e sistematização histórica das desigualdades no país, e que, por sua vez, se conectam com a atual fase do capital neoliberal.
A segunda edição, ocorrida na Sala de Cinema do Museu de História Natural da Universidade de Zurique, discutiu sobre o impacto da fome no contexto urbano brasileiro. Para isso, foi exibido o filme “Fome” (2015), de Cristiano Burlan. A exibição do filme contribuiu para uma reflexão sobre temas como a fotogenia da pobreza, a invisibilização e a marginalização social da população sem teto nos grandes centros urbanos brasileiros.